Tags

, , , , , ,

Contos de fadas são assim, uma manhã, a gente acorda
e diz: “era só um conto de fadas.” A gente sorri de si mesmo.
Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos que os contos de fadas são a única verdade da vida.”
(O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry) 

Valores de base como o bem e o mal são fundamentais na formação de todas as pessoas. Aprendidos na infância, eles norteiam a educação, os sentimentos e acabam sendo pilares em diversas situações ao longo da vida.

Aí, é que entra, a importância dos contos de fadas na formação de cada indivíduo, pois eles trazem mensagens de vitórias, do bem sobre o mal com maestria, ressaltando e firmando as crenças que produzem um efeito decisivo no funcionamento do ser humano, tanto no psíquico quanto no fisiológico, trazendo esperanças de vitória que ajudam muito na superação de dificuldades, até mesmo na vida adulta.

Alguns autores acreditam que se por alguma razão uma criança for incapaz de imaginar o seu futuro de um modo otimista, ocorrerá uma parada em seu desenvolvimento em geral, fazendo com que elas não acreditem que são capazes ou ver o lado positivo das coisas. Incentivar a leitura, então, não é somente formar leitores, mas preparar os pequenos leitores para uma vida emocionalmente saudável.

A leitura é uma forma de alimentar conquistas, sensações, superação de desafios, curiosidade, surpresa e prazer, que estimulam os aspectos morais e psíquicos que trabalham a mente ao longo da vida para que se tornem pessoas capazes de lutar pelos seus objetivos e se sobressair diante do jogo que é a vida.

Não que as pessoas desde a infância, tenham que acreditar nos contos de fadas, onde tudo é lindo e termina com o comum “e foram felizes para sempre”, mas todos precisam ter boas referências e entusiasmo, o qual é transmitido pelos personagens que auxiliam na escolha entre o caminho do bem e do mal perante a vida, e se sinta capaz de vencer sempre.

Portanto, não se sinta criticado ou zombado quando disserem que você acompanhou na infância conto de fadas ou super – heróis, pelo contrário, sinta-se uma pessoa com referências positivas e otimistas na formação de sua personalidade.

Fonte: Portal Ciência & Vida