Tags

, , , , ,

“Devemos nos conscientizar sobre o uso correto da água, pois se não a usarmos corretamente, é a vida quem evapora.”

Hoje não poderia deixar de homenagear aquela que é a Fonte da Vida: A Água. A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, que todo dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o “Dia Mundial da Água”.

Devemos comemorar por ter este recurso hídrico disponível que é sinal de vida, em que para sobrevivermos precisamos completamente dele, mas devemos também nos preocupar, pois há uma previsão de que em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez da água. Segundo dados da ONU somente 3% da água terrestre é própria para consumo.

A água é a fonte e o sustento da vida no Planeta Terra, sem ela nenhuma espécie consegue sobreviver, 70% de nossa alimentação, do nosso corpo é constituído pela água e mais da metade de todas as outras espécies de animais e plantas do mundo é aquática.

O meio ambiente é um fator determinante de qualidade de vida, apesar do planeta terra ter 2/3 só de água, cerca de 97% é água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais, 1, 75% é gelo, e 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no planeta.

Para mais de 6 bilhões de pessoas, é disponível apenas 0,07% do total da água da terra e desse total pode se eliminar as águas contaminadas de esgoto sanitário, rios poluídos e indústrias que as contaminam. A pouca água que existe está cada dia mais comprometida e consequentemente precisando cada vez mais da conscientização para que se evite o desperdício e a poluição.

Água, preserve este recurso!