Tags

, , , , , , ,

“As palavras sempre ficam. Lembre-se sempre do poder das palavras. Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo.” 

O poder da leitura

leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento do ser humano. É através dela que somos capazes de ler e conhecer a história do mundo que é registrada hoje pelos escritos, devido ao poder da leitura é possível termos a compreensão desses escritos, e consequentemente, conhecer o processo histórico da criação.  

 Através da leitura é que temos acesso à informação das histórias, das culturas, e hábitos de vida das mais diferentes épocas e diferentes sociedades, além disso, a leitura contribui extremamente para o desenvolvimento da cognição humana.  

O médico Dráuzio Varela, explica que o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, sendo um dos mais completos exercícios, visto que, com a leitura são estimulados a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento, aprimorando assim o desenvolvimento intelectual, onde a cada leitura o conhecimento é expandido.  

 O hábito de ler gera um poder de conhecimento muito grande para o leitor. Pela leitura, é possível viver experiências de vida, conhecer culturas. É uma maneira de acessar um mundo sem sair do lugar. A importância da leitura é indiscutível quando se trata da educação, pois deve ser estimulada a partir do momento em que há contato com o código linguístico.  

Apresentar o poder da leitura a alguém desde criança fará com que esse indivíduo cresça sabendo a importância da leitura para o seu desenvolvimento e isso afetará todos os aspectos da sua vida, desde a pessoal ao profissional. 

Ler bons livros podem contribuir na formação intelectual, além de ajudar com a organização de ideias e contribuir para o desenvolvimento de argumentos estruturados. O hábito da leitura é de extrema importância para um país, ter cidadãos com senso crítico elevado e abertos a debates fazem parte de uma sociedade desenvolvida.  

 A leitura é um exercício que enriquece, exercita o cérebro e colabora com discussões produtivas, nos tornando mais tolerantes as diferenças do mundo. Incentivar a leitura desde a infância é imprescindível para melhorar o desenvolvimento dos pequenos, estimulando a criatividade e ampliando seus conhecimentos. Se você não é acostumado a ler, saber sobre seus benefícios podem te fazer mudar de ideia.  

Conheça agora 4 benefícios que a leitura pode te proporcionar: 

 Criatividade 

A criatividade se relaciona muito com o repertório da pessoa, quanto mais conteúdos, vivências e aprendizagens, mais desenvoltura ela terá para pensar novas ideias. Os livros são grandes responsáveis por isso, ter visões 

de mundos diferentes e ser transportado para universos inimagináveis contribui no avanço de novas percepções. 

Vocabulário 

Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva. 

 Memorização 

A atenção e concentração são peças fundamentais na hora da leitura, trabalha as funções cognitivas do cérebro e exercita a memorização de informações com maior facilidade. Relembrar acontecimentos que ocorreram durante o livro é importante para entender o enredo da obra, fazendo o seu raciocínio trabalhar para encaixar as informações relevantes. 

 Senso crítico 

É importante estarmos sempre em busca de novos conhecimentos, seja para crescer profissionalmente ou como pessoa. Se manter atento sobre os principais assuntos e buscar por novas informações de diversos temas, acaba ajudando a fomentar o nosso senso crítico diante das situações. A leitura tem um grande papel nisso, ela ajuda a ter um olhar crítico sobre os acontecimentos e contribui para termos uma postura questionadora. 

Se você ainda não tem esse hábito, comece por títulos menores e por assuntos do seu interesse. Ler algumas páginas por dia pode fazer a diferença. 

Comece agora a mergulhar em uma nova leitura! 

Publicidade