Tags

, , , ,

“O milagre da vida é escrever sua história tendo a certeza que você deixou sua biografia gravada no coração de alguém.” (Miriam Santos)

Biografia

Biografia é a história escrita da vida de uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa “vida” e graphein, que significa “escrever”. Ela é a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, podendo conter fotos que testemunham os acontecimentos e pode se transformar em um tesouro para as futuras gerações.

Muitas pessoas, mais cedo ou mais tarde, tem o desejo de fazer uma autobiografia, contar suas experiências e relatar os acontecimentos que viveram, seja para deixar para os filhos, ou para o mundo.

Há quem  se interessa também em fazer a história da família, ou presentear os pais já de idade com a Biografia deles, contendo fotos dos descendentes e momentos memoráveis. Na maioria das vezes a história é escrita por alguém da família que  seja bom em escrever, mas na verdade, qualquer pessoa pode tomar a iniciativa em escrever e mais tarde pedir auxílio para corrigir os erros que surgirem. Saber montar uma biografia é sempre útil!

Inicialmente a biografia pode parecer um quebra-cabeça, por ter que conhecer as diversas fases da vida da pessoa, e os vários lados de sua personalidade, e assim montar em sequência cronológica de forma que os acontecimentos fiquem ordenados. Mas se for analisar bem, não é tão complicado assim, visto que, hoje em dia até mesmo crianças e adolescentes já tem uma excelente  forma de aprender o princípio, pois, já possuem a tarefa de escrever suas biografias na escola.

Que tal escrever uma Biografia? Ao escrevê-la você acaba conquistando muitas vantagens. Confira:

  • Conhece melhor a pessoa que está biografando;
  • Estabelece relações de confiança;
  • Registra a vida de uma pessoa que você tem admiração e aprende mais sobre ela;
  • Possibilidade de desenvolver o gosto pela pesquisa e investigar detalhes;
  • Desenvolver o talento na escrita.

Tipos de biografia:

  • A versão mais curta de sua biografia deve caber em uma frase num cartão de visita por exemplo, e possuir um máximo de 50 palavras.
  • Uma biografia um pouco maior, mas ainda pequena, em torno de 100 palavras.
  • Uma versão considerada grande para a internet, apresentação do autor ou coisa assim, deve caber em uma página e com espaço para uma foto.

Agora confira algumas dicas para escrever uma Biografia:

  • Defina corretamente o objetivo de escrever sua autobiografia e quando estiver fazendo a biografia de alguém, tenha certeza que a pessoa também definiu o objetivo dela;
  • Existem algumas diferenças portanto entre biografias de blogueiros, websites, profissionais, para eventos públicos;
  • Leia algumas biografias antes de escrever a sua própria ou a de outra pessoa;
  • Se for uma autobiografia, ela é sua, e faça-a do jeito que quiser;
  • Sempre pense na repercussão que terá.

Enfim, nossa biografia, nosso eu, só nós verdadeiramente conhecemos. Então porque não compartilhar? Como diz Antoine Exupery: “O essencial é invisível aos olhos.” Está dentro do nosso coração. Só enxerga, sente, ouve quem tem olhos, sentimentos e ouvido para ver, sentir e ouvir. Então para facilitar que tal conversar, se descrever? Pensei nisso! Faça a sua biografia ou quem sabe a de alguém!

 

Anúncios