Tags

, , , ,

“Era um pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única do mundo.” (O Pequeno Príncipe)

Cativar significa criar laços, laços, que podem se transformar em uma grande amizade ou companheirismo e durar para sempre em sua vida. A qualquer momento, você pode cativar uma pessoa, isso pode acontecer no primeiro dia de aula de uma criança no jardim, no primeiro dia de aula de um jovem na faculdade, ou em uma viagem de um adulto.

Quando você cativa pessoas, cria oportunidades de aprender e crescer com elas, pois, todas tem algo a te acrescentar e colaborar para facilitar em novas experiências que você viverá futuramente. Ocorre também uma troca, pois, você também pode proporcionar momentos de alegria, bons sentimentos e expectativas para outra pessoa, mas, é aí que também pode morar o perigo, visto que, ao cativar alguém, pode acabar por magoar ou decepcionar quem esperou algo a mais de você.

O pensamento de Antoine de Saint-Exupéry“Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” – explica isto, ou seja, ao cativar alguém, você deve ter a preocupação e a responsabilidade de sempre tratar a pessoa bem fazendo o possível para não magoá-la, não decepcioná-la, e nem criar expectativas de algo que você não é capaz de cumprir e nem oferecer a ela.

A verdade é que todas as pessoas acabam se tornando responsáveis pelo que cativam, por isso é muito importante saber o que fazer para manter uma amizade evitando “vacilos” que podem acabar estragando uma grande amizade e destruir para sempre uma relação.

Para manter o que você já cativou é necessário amar o próximo e saber sempre se colocar no lugar dele. Sempre faça a sua parte, procure lembrar e visitar sempre seus amigos, cumprimentá-los nas datas de aniversário, esteja presente com sua família, marque um happy hour com seus amigos, diga sempre um bom dia, boa tarde, ou boa noite, pergunte se está tudo bem… etc.

Esses são pequenos gestos que podem significar muito para as pessoas, além de fortalecer bastante uma amizade ou uma relação. Enfim, seja sempre responsável pelo que cativou!