Tags

, , , ,

Pode ser que um dia nos afastemos…
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará. (Albert Einstein)

Hoje, 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo ou Dia Internacional da Amizade, que é fruto da iniciativa do argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, professor e músico, que demorou décadas para conquistar esse objetivo.

Em 1945, quando terminou a 2º Guerra Mundial, Febbraro tentou fundar a ONU como marco para o Dia da Amizade, mas a violência vinda da guerra impediu a concretização da iniciativa e somente 24 anos depois um novo fato poderia simbolizar a amizade universal: a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969.

Então a célebre frase do astronauta norte-americano Neil Armstrong “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, foi vista como a procura de um mundo sem fronteiras, em que a união dos povos, independente de raças, ideologias e religiões, fosse fundamental para a conquista de nossos objetivos.

Febbraro, conseguiu com muita insistência o reconhecimento da data primeiro na Argentina, em 1979, e depois na ONU e nos calendários em 1985, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz. A data ainda não é um marco comemorativo no Brasil, mas aos poucos está sendo timidamente celebrada com mensagens e ofertas de presentes para os amigos.

Cultive e comemore você também o Dia Internacional da Amizade, afinal uma das melhores coisas da vida é podermos ter amigos.