Tags

, , , ,

“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e , só um povo sábio pode mudar seu destino.” (Samuel Lima)

Para quem não pôde assistir o Globo Repórter desta última sexta-feira (27), deixo registrado aqui o meu encanto por algumas crianças que deram e dão um show de exemplo em Educação Ambiental.

As crianças de Porto Alegre mostraram para todo Brasil como elas separam o lixo de forma correta e que sabem desde cedo o que é reciclar. Durante o programa, elas explicaram o que é reciclagem, a diferença do lixo orgânico, defenderam a reutilização das coisas e alertaram: “Se a gente não reciclar e fazer muito lixo, o planeta vai virar uma bola de lixo”.

Em Porto Alegre a coleta seletiva de lixo acontece há 21 anos, atinge 100% dos bairros da cidade e conta com 100%  do capricho das pessoas dentro de casa. O que vai para caçamba é somente lixo seco, que não pode ser misturado com o lixo molhado.

O programa explicou também que separar lixo reciclável não é somente jogar plástico e papel na lixeira apropriada, mas, lavar e secar as embalagens é o mínimo que se pode fazer. Em Porto Alegre para quem não separa o lixo já é vergonhoso.

É, os costumes estão mudando, antes muitas pessoas misturavam o lixo, e todo o trabalho que as pessoas ”consideradas como chatas” tiveram para separar, lavar e secar o lixo era perdido, por causa de outros que desobedeciam as regras e estragava todo o trabalho de muitos, mas hoje, quem é considerado como chato é aquele que é a exceção à regra.

Crianças, jovens, adultos e idosos da cidade de Porto Alegre são um exemplo em Educação Ambiental, espero que através deste post os moradores de Uberlândia, todo estado de Minas Gerais e todo Brasil se espelhem e sigam este ótimo exemplo.

Afinal a tendência é esta, as pessoas vão se esclarecendo, através da televisão, rádio, blogs e outras formas de comunicação, e aprendem a valorizar o ambiente em que vivem, pois este trabalho está ao alcance de todos, bastando somente que se tenha boa vontade para contribuir.

A Educação Ambiental também é muito importante, e para quem não sabe, a ecologia  sempre esteve no currículo, pois seu método e preservação supõe o conhecimento da natureza, do ser humano e do universo.

Assista ao vídeo e se surpreenda com esta aula de Educação Ambiental:

Você também pode assistir a este vídeo através dos links: http://www.youtube.com/watch?v=IaKUrhAjTJs e http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/em-porto-alegre-criancas-aprendem-ter-consicencia-ambiental-na-escola.html

Fonte: Globo Repórter e G1. O vídeo é de autoria do Globo Repórter e está veiculado neste blog para fins de conscientização e bom exemplo.