Tags

, , , , , , ,

A história do Hospital do Câncer é construída diariamente com o trabalho de todos os colaboradores e voluntários. 

No dia 8 de abril do ano 2000, foi inaugurado o 1º piso do Hospital do Câncer de Uberlândia, fruto de um trabalho criado em 1995 do Grupo Luta pela Vida que tinha a meta de construir, manter e conservar um hospital de tratamento de câncer de pessoas de Uberlândia e região, construído dia a dia com o trabalho de colaboradores e voluntários

O Hospital começou a ser construído em 1998 em um terreno doado pela Universidade Federal de UberlândiaCampus Umuarama, anexo ao Hospital de Clínicas. O 1º piso abriga serviços de quimioterapia, radioterapia, atendimento ambulatorial e estruturas de apoio e administrativas.

 O 2º piso do prédio foi inaugurado no fim de 2004, onde funciona a ala de internação para adultos. A área possui corredores amplos e arejados, portas largas, iluminação natural, pintura alegre, banheiros adequados, luz de leitura, camas elétricas, televisões, recepção, capela, sala de espera, posto de enfermagem, rouparia, sala de procedimentos para punção lombar, sala de prescrição médica, repouso médico e de enfermagem e conforto para o acompanhante.

O 3º piso possui as mesmas características do 2º, ele é usado pela enfermaria pediátrica geral do HC, neste piso funciona a brinquedoteca “Brincar é Viver” que é uma área de entretenimento infantil. O 4º piso está em fase de acabamento e será destinado a leitos de internações cirúrgicas e de transplantes de medula. O 5º piso abrigará o centro cirúrgico e à unidade de terapia intensiva. É prevista também a implantação dos laboratórios de hematologia, patologia e biologia molecular, porém isso não depende só da arrecadação de recursos junto à comunidade, mas da contratação de equipes necessárias para a estrutura funcionar.

Para comemorar os 12 anos do Hospital do Câncer e o Dia Internacional da Saúde nos dias 7 e 8 de abril o Grupo Luta pela Vida trouxe para a cidade a exposição itinerante “Câncer: conhecer para prevenir”, a exposição conta com 22 painéis com desenhos lúdicos e educativos elaborados e cedidos pelo Hospital A.C Camargo que estão expostos na Praça de Eventos do Center Shopping, nos dias 3 a 8 de abril.

A intenção da exposição é alertar a população sobre a importância de ter hábitos de vida saudáveis, apresentar os sintomas e fatores de risco do câncer e conscientizar a população das melhores formas de combater o câncer como: A prática de exercícios físicos, boa alimentação, evitar fatores de risco (tabagismo, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, exposição desprotegida ao sol, alimentação rica em gorduras) e comportamentos que estimulem a qualidade de vida.

A exposição “Câncer: conhecer para prevenir” também ficará exposta no Pratic Center, de 9 á 14 de abril e no Parque do Sábia de 15 á 22 de abril. A entrada para conferir a exposição é gratuita.