Tags

, , ,

Hoje comemoramos o dia da solidariedade. Você foi solidário hoje?
Se você não teve nenhuma atitude solidária hoje, não se preocupe, você ainda vai ter muitas oportunidades para ser solidário. A data se comemora hoje, mas podemos ser solidários todos os dias.

Você pode doar roupas ou brinquedos, contribuir com instituições de caridade, dedicar um tempo para ajudar quem precisa e muitas outras atividades que inclui também ensinar as outras pessoas a serem solidárias, o que não é complexo.

O máximo que você precisa para ser solidário é você ter uma outra pessoa para poder auxiliar, pode ser em um dever difícil de matemática, saber ouvir o desabafo de alguém que precisa, dar um agasalho para uma criança, ser gentil ao oferecer um banco para um idoso se sentar e muito mais, é simples, é só você trocar aquilo que tem por algo que o outro não tem.

Você se esforça para ajudar alguém e em troca recebe carinho, e assim por diante este ato circula na sociedade. Essa troca é fundamental para que a solidariedade aconteça entre seres humanos iguais com aspectos de vida diferentes, porém para que a solidariedade seja verdadeira não pode haver superioridade em relação a um com o outro.

Qualquer pessoa pode ser solidária, por exemplo, você pode ser bom em finanças, mas péssimo em humanas então pode haver uma troca, você ensina finanças e aprende humanas. O bom é que na tudo na vida temos que aprender, e o exemplo de outra pessoa é fundamental.

Aos poucos temos que ir ensinando também as crianças a serem solidárias e tomar esta atitude, então ele vai aprender a dividir, a acarinhar com amor uma criança carente, doar brinquedos que não usa para as crianças que não tem, a jogar o lixo no lugar certo, a respeitar os idosos e coleguinhas especiais e por aí vai.

E só de ensinar essas atitudes para o seu filho ou para outras crianças, você já vai ser solidário, pois ensinou um gesto de solidariedade e cidadania que irão beneficiar outras pessoas.

Pense nisso…