Tags

,

O que é mais importante: Perdoar ou pedir perdão?

Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante.

É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer; E pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar… As vezes não é fácil perdoar, mas desde, que a pessoa que te magoou ou te feriu tenha coragem de te pedir perdão você já tem motivos para se convencer e reconhecer que essa pessoa tem uma grande virtude, e em seu íntimo: Gosta verdadeiramente de você.

Se alguém que te magoou te pedir perdão você é um privilegiado, pois atualmente as pessoas magoam e ferem umas as outras e nem se quer tem coragem de pedir perdão, é cada um querendo mostrar quem consegue ferir mais um ao outro.

Conheço muitas histórias de pessoas que nem sabem que magoou a outra, mas também nunca procurou saber como a pessoa que foi magoada estava. Se temos amigos devemos sempre perguntar: Como vai você? Está tudo bem? Você melhorou? E se percebermos que existe algo de errado… Eu te fiz alguma coisa? Você me desculpa?

Isso é um gesto de carinho e atenção, pois no dia a dia podemos até ferir alguém sem perceber, e o que pode ser feito para não deixar o erro crescer e dissipar com uma amizade é uma boa conversa, respeito, carinho e atenção. Infelizmente muitas pessoas não agem assim, sabe que ofendeu a outra, sabe que está errado, mas não tem coragem suficiente para admitir que errou, que ofendeu, que fez o outro sofrer e acha que se pedir perdão vai se sentir menor, é contaminado pelo orgulho e pelo ego.

Em meu ponto de vista, a pessoa que tem coragem de pedir perdão é um ser autêntico, que reconhece que todo ser humano erra e não é perfeito, que é uma pessoa que possui amor – próprio e que ama aos outros também. Se você magoou alguém peça perdão, a pessoa que foi magoada deve esperar muito por este momento de te perdoar e reconquistar uma grande amizade que foi perdida ou “ congelada” por algo que não foi resolvido corretamente.Se a outra pessoa arrependeu da atitude, perdoe – a de coração.

Se a outra pessoa não tem coragem de pedir perdão lembre – se de Jesus: “Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” Enquanto guardamos rancor, é difícil apagar as cicatrizes das ofensas, das injúrias e das infelicidades causadas pelos outros. Portanto, uma das importantes tarefas desta vida é o treinamento espiritual para contemplar com os olhos da mente a natureza divina do ser humano e conseguir amar e perdoar aos que nos ofenderam.

Quando conseguirmos chegar a esses nível, alcançaremos a paz e a alegria inerentes aos filhos de Deus. Desejo que todas as pessoas que foram magoadas por outras que não tiveram a coragem de pedirem perdão, que consigam mesmo assim alcançar a alegria e a paz pelos seus próprios meios, sendo maior do que a pessoa que a ofendeu, reconhecendo que “eles não sabem o que fazem”.

Peça então à Deus que os perdoe, e assim você se tornará uma pessoa plenamente cheia de paz espiritual, mental, física e revestida de felicidade, cabendo a Deus julgar a quem te feriu da forma correta. Sabemos que Deus é justo e de alguma forma a pessoa acaba sendo punida, ou seja, pagando pelos seus atos, subliminarmente, mas da forma que Deus propõe.