Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê. Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante.
É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer; E pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar… As vezes não é fácil perdoar, mas desde, que a pessoa que te magoou ou te feriu tenha coragem de te pedir perdão você já tem motivos para se convencer e reconhecer que essa pessoa tem uma grande virtude, e em seu íntimo: Gosta verdadeiramente de você.
Se alguém que te magoou te pedir perdão você é um privilegiado, pois atualmente as pessoas magoam e ferem umas as outras e nem se quer tem coragem de pedir perdão, é cada um querendo mostrar quem consegue ferir mais um ao outro.
Conheço muitas histórias de pessoas que nem sabem que magoou a outra, mas também nunca procurou saber como a pessoa que foi magoada estava. Se temos amigos devemos sempre perguntar: Como vai você? Está tudo bem? Você melhorou? E se percebermos que existe algo de errado… Eu te fiz alguma coisa? Você me desculpa?
Isso é um gesto de carinho e atenção, pois no dia a dia podemos até ferir alguém sem perceber, e o que pode ser feito para não deixar o erro crescer e dissipar com uma amizade é uma boa conversa, respeito, carinho e atenção. Infelizmente muitas pessoas não agem assim, sabe que ofendeu a outra, sabe que está errado, mas não tem coragem suficiente para admitir que errou, que ofendeu, que fez o outro sofrer e acha que se pedir perdão vai se sentir menor, é contaminado pelo orgulho e pelo ego.
Em meu ponto de vista, a pessoa que tem coragem de pedir perdão é um ser autêntico, que reconhece que todo ser humano erra e não é perfeito, que é uma pessoa que possui amor – próprio e que ama aos outros também. Se você magoou alguém peça perdão, a pessoa que foi magoada deve esperar muito por este momento de te perdoar e reconquistar uma grande amizade que foi perdida ou “ congelada” por algo que não foi resolvido corretamente.Se a outra pessoa arrependeu da atitude, perdoe – a de coração.
Se a outra pessoa não tem coragem de pedir perdão lembre – se de Jesus: “Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” Enquanto guardamos rancor, é difícil apagar as cicatrizes das ofensas, das injúrias e das infelicidades causadas pelos outros. Portanto, uma das importantes tarefas desta vida é o treinamento espiritual para contemplar com os olhos da mente a natureza divina do ser humano e conseguir amar e perdoar aos que nos ofenderam.
Quando conseguirmos chegar a esses nível, alcançaremos a paz e a alegria inerentes aos filhos de Deus. Desejo que todas as pessoas que foram magoadas por outras que não tiveram a coragem de pedirem perdão, que consigam mesmo assim alcançar a alegria e a paz pelos seus próprios meios, sendo maior do que a pessoa que a ofendeu, reconhecendo que “eles não sabem o que fazem”.
Peça então à Deus que os perdoe, e assim você se tornará uma pessoa plenamente cheia de paz espiritual, mental, física e revestida de felicidade, cabendo a Deus julgar a quem te feriu da forma correta. Sabemos que Deus é justo e de alguma forma a pessoa acaba sendo punida, ou seja, pagando pelos seus atos, subliminarmente, mas da forma que Deus propõe.